Blog

  • 17 Agosto 2022

O dia 15 de Agosto é dedicado a celebrar o dia das Santas Casas em todo o território nacional. No entanto, não há muito o que comemorar. As Entidades Filantrópicas são desafiadas diariamente nas suas delicadas situações financeiras em busca de suas próprias sustentabilidades para não prejudiquem os atendimentos aos seus pacientes. 

A situação do Hospital da FAP em seus 57 anos de existência, não difere das demais Instituições desse porte. Também subsiste pelas parcerias com as empresas privadas, instituições e governos através de emendas parlamentares, caso contrário, não sobreveveria aos repasses dos atendimentos SUS, defasados e ultrapassados em seus valores, diante do que é feito para que o atendimento se mantenha num padrão de referência na Paraíba e no Nordeste.

A FAP está entre as 1.824 hospitais filantrópicos espalhados pelo território nacional. Assiste 148 municípios paraibanos no Tratamento do Câncer principalmente pelo Sistema SUS. Nos grandes centros, a exemplo do Estado de São Paulo, são 407 que, conseguem atender em média de 50% do atendimento de média complexidade do SUS, tornando as Santas Casas de Misericórdias em importantes Centros de Referência Hospitalar. Uma vez que, sem a existência delas, os governos municipais, estaduais, assim como o governo federal, não conseguiriam promover o acesso universal à saúde como determina a Constituição Federal.

A pandemia nos últimos dois anos, o desemprego que gerou uma complexa situação de ordem econômica no pais, atingiu também a população paraibana, redobrando a procura pelo atendimento SUS oferecido pelo Hospital da FAP.

Outros fatores a exemplo da continuidade da COvid-19 e, agora, casos crescentes de varíola dos macacos; inflação que atinge medicamentos e insumos e a sanção de Lei que fixa o piso salarial da Enfermagem , sem indicação de fontes de recursos, tornam ainda mais desafiador para estas instituições. No entanto, espera-se que as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos sejam reconhecidos em seu trabalho pela sociedade pela Gestão Pública Federal, Estadual e Municipal, pois só através de um trabalho conjunto terão condições de realizar ações que venham garantir suas sustentabilidades e um atendimento de saúde com qualidade à quem delas precisar.

Compartilhe: