Blog
Com três aceleradores lineares em funcionamento, Hospital da FAP se torna o maior centro de radioterapia de todo o interior do Norte e Nordeste do Brasil.
Nesta sexta-feira, 12 de dezembro, o hospital da FAP iniciou os tratamentos de radioterapia com o novo acelerador linear Halcyon, equipamento com tecnologias extremamente modernas, que colocam o hospital numa posição de destaque no Brasil, tornando-se uma referência no interior das regiões Norte e Nordeste, em tratamento oncológico.
O equipamento, com custo de R$ 8 milhões, foi fruto de recursos direcionados pelo senador Veneziano Vital do Rêgo e pela ex-senadora Nilda Gondim (MDB-PB).
O Halcyon permite que cada paciente seja tratado a cada cinco minutos, tempo esse que envolve desde a sua estabilização na maca, a entrada no equipamento, até a efetiva irradiação no tumor.
Segundo o presidente do hospital da FAP, Derlópidas Neves, com o início da operação, o hospital dobrará a sua capacidade de atendimento em radioterapia. “Atualmente realizamos cerca de 150 atendimentos a pacientes por dia, e agora com o novo acelerador linear aumentaremos para 300 atendimentos, graças à sensibilidade de Veneziano e da senadora Nilda Gondim”, disse Derlópidas.
O senador enfatizou o compromisso com o hospital da FAP, como um centro médico que tem cuidado da vida de milhares de paraibanos.
“As nossas relações com essa instituição são antiquíssimas, pois eu nasci aqui no hospital da FAP e os nossos compromissos com essa instituição são permanentes e imorredouros. Esta ação, a exemplo de tantas outras que efetivamos em favor da FAP, é um dever nosso com essa instituição, que está presente na vida de tantos cidadãos”, ressaltou Veneziano.
O novo acelerador linear Halcyon possui tecnologias extremamente modernas que, a partir de agora, proporcionarão um tratamento mais seguro e efetivo para os pacientes atendidos no Hospital da FAP, seja pelo SUS, particular ou convênio médico.















