Blog

O Hospital da FAP demonstra seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores ao lançar ações pioneiras na prevenção de assédio moral, sexual e riscos psicossociais.
Desde a criação do Canal de Denúncia Anônima, a instituição vem fortalecendo sua cultura de respeito, ética e cuidado com quem faz parte da sua história.
Acessível de forma confidencial e anônima, foi desenvolvido para que os colaboradores possam relatar de forma segura qualquer situação de assédio ou conduta inadequada no ambiente de trabalho.
Responsáveis pela conscientização e orientação dos colaboradores, a CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), juntamente com os setores de Ouvidoria e Recursos Humanos, têm promovido treinamentos específicos para disseminar informações sobre o uso do canal e ampliar o entendimento sobre assédio moral e sexual.
Desde sua implantação, já foram realizadas três formações voltadas a diferentes públicos internos. A primeira, direcionada aos coordenadores de setor, contou com a participação do representante jurídico do hospital, Dr. Valter Vandilson. A segunda, com a presença do psicólogo do Trabalho do CERESTCG (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande), Eduardo Morais, e do assessor jurídico Caio Gondim, e aprofundou os aspectos relacionados à saúde mental e às condutas legais.
A terceira, liderada pelo professor Anderson Freitas Fabiano e pela psicóloga Maria Goretti Duarte teve como foco orientar todos os colaboradores, organizados por setores, sobre o que caracteriza assédio moral e como agir para prevenir e denunciar essa prática.
Essas ações refletem uma visão de vanguarda do Hospital da FAP, que investe na promoção de um ambiente de trabalho saudável, ético e respeitoso. Ao capacitar seus funcionários e oferecer canais de denúncia acessíveis e seguros, a instituição reafirma seu compromisso de cuidar não apenas da saúde física de seus pacientes, mas também do bem-estar emocional e psicológico de sua equipe.