Hemodiálise

Hemodiálise



Detalhes


A hemodiálise é o procedimento indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. O inicio desse tratamento é feita pela indicação de um nefrologista, médico especialista em doenças do sistema urinário, em especial os rins. O procedimento é feito através de uma máquina que limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que o rim não consegue fazer liberando o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controlando a pressão e equilibrando substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

O Centro de Hemodiálise do Hospital da FAP, tem como objetivo garantir um tratamento digno aos pacientes renais visando o bem-estar físico e emocional para aqueles que residem em Campina Grande – PB e municípios circunvizinhos, cujo são atendidos por uma equipe multidisciplinar, de segunda a sábado, das 5hrs às 19hrs. O serviço recebe pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, oferecendo um atendimento de qualidade.

O cuidado com os detalhes em toda estrutura física, investimento em limpeza, conservação e melhorias, cooperam no atendimento com excelência aos pacientes.

Tratamento de água para o setor de hemodiálise


A qualidade da água usada no tratamento da hemodiálise é de extrema importância para o sucesso do procedimento em suas sessões. Cada paciente tem contato com, aproximadamente, 220 litros de solução de diálise. O rígido controle da qualidade da água para o tratamento se dá pelo fato dela ter acesso direto a corrente sanguínea do paciente.

O Hospital da FAP, utiliza o sistema de Osmose Reversa, que é o mais utilizado para oferecer água de melhor qualidade. Composto por várias colunas de filtros em série, sendo uma de areia, de vários tamanhos de grãos com função de reter partículas como o lodo, grãos de areia, resíduos de encanamento e outras impurezas melhorando a cor e o sabor, outra de carvão com função de absorver cloretos, cloraminas e substância de matéria orgânica e uma de abrandador com resina catiônica removendo íons de cálcio, magnésio, ferro e magnés, através do processo de troca com sódio contido na resina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária efetua análise bacteriológica mensalmente e físico-química semestralmente.