Oncologia

Oncologia



Detalhes


Câncer – o que é?


Câncer é um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Este crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células que pode causar a origem de uma massa, conhecida como tumor. As células podem espalhar-se, formando metástase, para outras regiões do corpo. Se desenvolve em qualquer órgão ou tecido, como, por exemplo, o pulmão, o cólon, a mama a pele, os ossos etc.

É importante frisar que, se descoberto no início, tanto os cânceres sólidos, quanto os do sangue, podem ser tratados e não gerar metástases, aumentando, e muito, as chances de cura. São diversas as opções de tratamentos, que podem trazer uma vida normal e com qualidade ao paciente.


Causas:


As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando elas relacionadas entre si. As causas externas estão associadas ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de cada indivíduo. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. Mais de 80% de todos os casos de cânceres estão associados a fatores ambientais.


Prevenção:

  • Não fume! O tabagismo pode ser a causa de câncer nos pulmões, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Isso se deve a liberação de substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
  • Alimentação saudável! Manter hábitos saudáveis, fazer de cinco a seis refeições por dia, priorizando alimentos ricos em fibras. Consumir mais frutas e legumes dando preferência aos orgânicos. Evitas o consumo de alimentos ultra processados e bebidas açucaradas.
  • Mantenha o peso corporal adequado! Com alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é possível controlar o peso corporal evitando o desenvolvimento de células cancerígenas.
  • Pratique atividades físicas! Se movimentar através da caminhada, da dança ou até mesmo trocando o elevador pela escada, deixa seu corpo sempre ativo e em movimento, diminuindo as chances de desenvolver células cancerígenas.
  • Vá regularmente ao médico! Fazer exames periódicos a cada semestre é importante para manter o equilíbrio da saúde do corpo e até mesmo para detectar precocemente qualquer tipo de doença em estágio inicial.
  • Evite ingestão de bebidas alcoólicas! O consumo do álcool, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolvimento do câncer.
  • Evite exposição solar! Sair ao sol entre as 10h e 16h é um grande risco. O uso de protetor solar, camisa de manga longa, chapéu e calça comprida ajudam a manter o corpo menos exposto.

Tipos de Câncer


Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer e pode-se desenvolver a doença em qualquer órgão do corpo. Cada tipo de tecido é constituído de tipos específicos de células podendo a doença se desenvolver em qualquer tipo de célula no corpo.


Cuidados Paliativos


Os cuidados paliativos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares diante do quadro de doença que lhe é apresentado, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, tratamento de dor e de sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Os cuidados paliativos devem incluir as investigações necessárias para o melhor entendimento, manejo de complicações e sintomas estressantes tanto relacionados ao tratamento quanto à evolução da doença. Apesar da conotação negativa ou passiva do termo paliativo, a abordagem e o tratamento paliativo devem ser eminentemente ativos, principalmente em pacientes portadores de câncer em fase avançada, onde algumas modalidades de tratamento cirúrgico e radioterápico são essenciais para alcance do controle de sintomas. Considerando a carga devastadora de sintomas físicos, emocionais e psicológicos que se avolumam no paciente com doença terminal, faz-se necessário um diagnóstico precoce e condutas terapêuticas antecipadas, dinâmicas e ativas, respeitando-se os limites do próprio paciente.


Os princípios dos cuidados paliativos para pacientes em fase avançada, são:
  • Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes como astenia, anorexia, dispneia e outras emergências oncológicas;
  • Reafirmar vida e a morte como processos naturais;
  • Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente;
  • Não apressar ou adiar a morte;
  • Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativo possível;
  • Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente;
  • Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.

Psicologia


Receber o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e consequentemente de todos que estão à sua volta. As reações são as mais diversas, negação, revolta, depressão e a aceitação. Existe também a possibilidade de pessoas que conseguem lidar emocionalmente de forma mais leve desde o início da confirmação do diagnóstico. Assim como o tratamento médico, o acompanhamento psicológico é de fundamental importância e a inserção do profissional de saúde mental no contexto hospitalar, atuando em uma equipe multidisciplinar se faz necessário para a minimização do sofrimento provocado pela internação e a doença.

O Serviço de Psicologia do Hospital da FAP tem como proposta, acolher os pacientes em oncologia de acordo com a demanda do seu Centro de Oncologia, visando um atendimento humanizado não apenas junto ao paciente como também aos familiares dos mesmos. Atuando na promoção do bem-estar físico e emocional aos indivíduos em sofrimento por decorrência da doença.